quarta-feira, 2 de março de 2011

Ministério Público para crianças - Assunto de gente grande para gente pequena

Conheça a "Turminha do MPF". Assunto de gente grande para gente pequena.
http://www.turminha.mpf.gov.br/

O Ministério Público Federal, com as personagens da "Turminha", estará presente nas escolas brasileiras. Cidadania começa desde o berço!



Jaú é primeira cidade do Brasil a receber projeto Turminha do MPF nas Escolas
 
28/2/2011
Projeto de educação para a cidadania do MPF, voltado para crianças de 6 a 10 anos, será apresentado pela primeira vez no país para alunos da rede municipal de ensino de Jaú; kit com gibi e marcador será distribuído para mais de 7000 estudantes
A cidade de Jaú (a 296 km de São Paulo) será palco do lançamento nacional da Turminha do MPF nas Escolas. Voltado para crianças, o projeto de formação da cidadania tem o objetivo de tornar o Ministério Público Federal mais próximo de todos os cidadãos. Pela primeira vez, o projeto utilizará o gibi da Turminha do MPF, lançado em outubro do ano passado pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República, que contém quatro histórias envolvendo os personagens da trupe. Serão exibidos também os vídeos da coleção da turminha, como material de apoio.

A iniciativa de trazer a Turminha do MPF para Jaú foi do procurador da República Marcos Salati, que oficia na cidade. Ao receber da Secom alguns exemplares do gibi para distribuir ao público que freqüenta a Procuradoria da República no Município de Jaú, o procurador pensou na possibilidade de fazer uma divulgação mais ampla na rede pública de ensino fundamental da cidade e consultou a equipe da assessoria de comunicação da PR-SP sobre a possibilidade. Em seguida, a PRM procurou a Secretaria de Educação de Jaú, que apoiou a iniciativa.

Segundo Salati, o que motivou a sua iniciativa foi "a qualidade indiscutível do material da Turminha do MPF, que consegue, com exemplos do dia a dia e linguagem acessível, explicar as funções da instituição, fazendo com que crianças e adolescentes tornem-se parceiras na defesa do interesse público. Vale dizer, contribui para a formação da consciência cidadã junto ao público infanto-juvenil, sendo que a maioria das mazelas enfrentadas pelo país decorre justamente da ausência dessa consciência".     

Para marcar o lançamento, no próximo dia 3 de março, o MPF realizará duas palestras (com distribuição do gibi e do marcador e a exibição de vídeos da Turminha do MPF), às 9h e às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Perlatti, na Vila Nova Jaú. Cada apresentação será feita por Salati, que explicará as atribuições do MPF, de forma didática e com apoio pedagógico fornecido pela PGR, para crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Cada uma das palestras deverá ser atendida por 150 estudantes e cada escola das redes municipal e particular de ensino deve enviar um representante que possua atribuição pedagógica (a diretoria de cada escola designará um representante com atribuição pedagógica para poder retransmitir os conteúdos  os alunos posteriormente).

A dirigente regional de ensino substituta de Jaú, Regina de Fátima Valencise Quaglio, e o Secretário de Educação do Município de Jaú, Orivaldo Candarolla, foram convidados. Após o ato inaugural, a PRM-Jaú receberá mais de 8000 exemplares do gibi e outros materiais sobre a turminha e os repassará a representantes da rede municipal de ensino para que sejam distribuídos a todos os estudantes do fundamental da cidade.

Quatro projetos-piloto com a Turminha do MPF foram realizados em 2010, em Brasília, Maceió, Porto Velho e Rio Branco, mas eram focados na atuação do MPF na Justiça Eleitoral, no combate à compra de votos e em defesa de eleições limpas. O projeto de Jaú é o primeiro que atenderá toda a rede do ensino fundamental de uma cidade e o primeiro a usar o gibi e os vídeos, que enfocam toda a atuação do MPF e não apenas o papel do MP Justiça Eleitoral.

Turminha do MPF - A Turminha do MPF foi lançada em outubro de 2009. Os personagens e todos os conteúdos foram idealizados, criados e finalizados pelos servidores da Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República.

A Turminha do MPF tem um site também, cujo conteúdo é voltado para o público infanto-juvenil e trata de assuntos relacionados às áreas de atuação do Ministério Público Federal.

O objetivo é contribuir para a formação da cidadania de crianças e adolescentes e tornar o Ministério Público Federal mais próximo de todos os cidadãos.

Para a concepção do conteúdo foram selecionados alguns temas prioritários de interesse da sociedade e pertinentes às funções do MPF: cidadania, direitos humanos, patrimônio cultural, meio ambiente, diversidade, eqüidade, justiça, ética, moralidade, democracia, corrupção, violência e criminalidade.

Esses assuntos são abordados por meio de ferramentas e recursos que permitem efetividade na comunicação, como o gibi e os vídeos que serão usados na apresentação do MPF. Além disso, no site, o público infanto-juvenil encontra entretenimento, como vídeos que ensinam a fazer origamis, jogos e músicas infantis.

O conteúdo do site da Turminha do MPF pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. Há no site materiais cuja autoria não é da equipe responsável pela Turminha do MPF. Nesses casos o crédito deve ser dado aos realizadores, conforme consta nos próprios produtos.

Os personagens estão protegidos pela lei de direitos autorais e não podem ser utilizados para fins comerciais. Seu uso para outras finalidades deve ser autorizado pela Secretaria de Comunicação Social da PGR (Secom). O uso das fotos publicadas no site também está condicionado à autorização da Secom, para que sejam preservados os direitos autorais e de imagem.

Gibi temático - O gibi temático da Turminha do MPF foi lançado em outubro de 2010, em Brasília, quando o projeto, que leva assunto de gente grande para gente pequena, completou um ano. 

O número 1 da revista em quadrinhos, o mesmo que será distribuído aos estudantes de Jaú, contém quatro aventuras dos personagens, em situações engraçadas e divertidas, trazendo resposta a vários questionamentos sobre cidadania e explicando melhor o trabalho do Ministério Público Federal.

Sobre a Procuradoria da República em Jaú - A Procuradoria da República no Município de Jaú está localizada na Rua Conde do Pinhal, 378, no centro da cidade e atende o público de segunda a sexta-feira das 11h às 19h. A PRM-Jaú atua em processos federais que tramitam perante a 17ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, composta pelos municípios de Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Mineiros do Tietê, Santa Maria da Serra e Torrinha.

A cidade de Jaú tem 131 mil habitantes e fica na região central do Estado de São Paulo, a 296 km ao noroeste da Capital.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/28-02-11-2013-jau-sp-e-a-primeira-cidade-do-brasil-a-receber-o-projeto-turminha-do-mpf-nas-escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário