sexta-feira, 22 de março de 2013

Há vida sem água?




22 de março é a celebração do Dia Mundial da Água, esse bem tão precioso e vital quanto escasso.


O Ministério Público Federal tem um Grupo de Trabalho voltado apenas para esse tema, instituído com objetivo de estabelecer planos e estratégias que orientem a atuação dos Procuradores da República em todo país no que diz respeito à proteção e melhor utilização dos recursos hídricos disponíveis.

O GT-Águas é coordenado pela Procuradora Regional da República Sandra Akemi Shimada Kishi e você pode ter mais informações sobre isso aqui:
http://4ccr.pgr.mpf.gov.br/institucional/grupos-de-trabalho/gt-aguas/aguas


Os dados são assustadores:

-2 pessoas em 3 não terão acesso à água até 2025;
-18% da população mundial não tem acesso à água de qualidade
-nos países em desenvolvimento, 70% da população rural e 25% da população urbana não têm acesso à água potável adequada.
Diagnósticos levantados pelo GT-Águas do MPF, em algumas das 12 regiões hidrográficas brasileiras:
- na Bacia do Rio São Francisco, o percentual tratado de esgotos na região varia entre 1,1% e 17,4%, sempre abaixo da média nacional, de 17,9%.
- 96% da área irrigada no Brasil utilizam técnicas pouco eficientes, que induzem à perda de água. E as Companhias de Saneamento apresentam na distribuição de água um desperdício médio de 40%, representando um prejuízo para as mesmas da ordem de R$ 1 bilhão por ano.
- até 2007, já havia na região hidrográfica amazônica 32 Usinas Hidrelétricas e na única unidade hidrográfica com tratamento de esgoto acima da média nacional, apenas 8,5% da população é atendida pela coleta de esgoto.
- na região hidrográfica do Tocantins, a média de atendimento da população por rede de esgoto é de 7,8%, sendo de 2,4% o percentual de esgoto coletado.
- enchentes, conflitos e transposições de águas problemáticas e piores índices de qualidade de água na região do Atlântico Sudeste e região hidrográfica do Paraná. 
Você pode baixar, gratuitamente, todos os exemplares da interessantíssima Revista das Águas, em http://revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br/camaras/aguas/edicoes-da-revista/edicao-atual/
Outras informações estão disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário