segunda-feira, 6 de maio de 2013

Armas de fogo: imprima a sua

O avanço exponencial das tecnologias cria, também, novos problemas que os Governos e a Justiça não  sabem enfrentar com a mesma rapidez.

O comércio e o uso de armas de fogo são liberados em alguns países, total ou parcialmente, sustentando uma indústria bélica milionária. O tráfico contrabandeado de armas é um dos imensos desafios dos Governos e uma das atividades mais rentáveis do planeta, muito utilizada, também, para esquemas de  lavagem de dinheiro.

Aproxima-se o dia em que o cidadão poderá imprimir sua própria arma no conforto do lar, sem qualquer controle do poder público.

É bom as autoridades começarem a pensar nisso...

Grupo quer popularizar criação de armas com impressoras 3D

Projeto do dispositivo será colocado na internet; nos EUA, por exemplo, a impressão da arma é legal
06 de Maio de 2013 | 17:30h
Compartilhe:
  
2
Share
  Imprimir
Avaliação:
Avaliar:


Reprodução
Arma 3D
Já se falou sobre várias finalidades para as impressoras 3D, que conseguem imprimir desde comidas, móveis, remédios e até - por que não? - impressoras 3D... mas um grupo do Texas, nos Estados Unidos, resolveu usar o aparelho para criar uma pistola. E eles querem que todos consigam reproduzi-la em casa.

A arma foi desenvolvida durante um ano pelo Defense Distributed e conseguiu passar em testes práticos nesse sábado, 4, em Austin - capital do Estado.

"Acho que muitos não esperavam que isto fosse possível", afirmou à BBC o estudante de direito da Universidade do Texas Cody Wilson, de 25 anos, que lidera o DD. O próximo passo do grupo é colocar o projeto na internet para que qualquer um possa ser dono da uma arma.

O dispositivo é feito quase todo em plástico, com exceção da agulha, uma pequena peça de metal que faz parte do mecanismo de disparo. A produção sai barata - já que a impressora usada custou US$ 8 mil - e acessível - a máquina foi comprada no eBay.



"Existem governos no mundo todo que dizem que você não pode ter armas de fogo. Mas isto não será mais possível, eu vejo um mundo onde a tecnologia poderá fazer com que você tenha o que você quiser. Não depende mais dos políticos", comentou ele.

Antes de imprimir a pistola, Wilson obteve licença de manufatura da ATF, o escritório de álcool, tabaco, armas de fogo e explosivos dos EUA. E o aparelho é legal, pois não se encaixa na Lei Nacional de Armas de Fogo.

"[Nos EUA] uma pessoa pode fabricar uma arma de fogo para uso pessoal. No entanto, se ela iniciar um negócio de fabricação para vender uma arma, vai precisar de uma licença", explicou Donna Sellers, da ATF.

---------------------------
Notas do blog:

1) Ah, mais um detalhe: a arma impressa em 3D dispara, viu? Veja aqui:

3) Se você quiser ver como funciona a impressão em 3D, o Olhar Digital explica com um vídeo bacana, aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário